Bio Living – Morar com a Natureza

Que tal morar e viver em um ambiente mais natural, perto da natureza? Por que não viver uma vida mais equilibrda, a partir da incorporação da natureza ao seu espaço de morar, trabalhar  e descansar? Isso é o que, basicamente, busca esse novo jeito de morar e viver, integrado à natureza, a tecnologia e a sustentabilidade. Em sua essencia, é como se fosse um retorno às origens do pensamento que reinava nos anos 80: amor à vida!

Além de uma vida saudável e prazerosa, esse novo modo de morar trás consigo um tema importantíssimo, o qual não se trata mais de modismo ou de opção pessoal, que se chama responsabilidade ambiental, sem a qual estaremos nos omitindo frente à proteção do meio ambiente, indispensável para nossas vidas e para a vida das as gerações futuras e de todo o planeta.

O certo é que o contato com a natureza, a busca por uma vida sustentável e responsável, já está na cabeça das pessoas, inclusive, não apenas como solução coletiva para a vida da sociedade, mas também como modo de pensar e agir individualmente. E, nota-se, que isso passa por uma série de pontos que se interligam e que completam um novo tempo de evolução humana, onde o respeito à vida, de um modo geral, e o desejo de escolher uma moradia mais próxima da natureza, formam o conceito denominado “bio living”, atualmente em franco desenvolvimento.

Nesse sentido, a busca por um estilo de vida voltado à natureza se reflete na busca por casas e apartamentos com mais cômodos que tragam o contato com o ar livre, os animais, as plantas, o que é possível por meio de projetos que priviligiem varandas, jardins, grandes aberturas, além de localizações um pouco mais afastadas dos grandes centros.

Claro que a boa educação, a  conscientização e as condições financeiras das pessoas é primordial para desencadear esse modo de vida natural, contudo, a pandemia foi um fator decisivo nessa mudança de paradigma, provocada pela alteração para um regime de trabalho remoto, oportunidade em que muitos passaram a morar mais próximo da natureza e com mais qualidade de vida.

Para dar vida efetividade ao conceito “bio living”, especificamente sobre a perspectiva dos projetos de moradia, a responsabilidade ambiental não se encerra apenas em promessas e procedimentos apenas para o cumprimento de determinações legais, mas se reflete nas atitudes: toda a estrutura é pensada de modo a tornar a construção mais eficiente, assim como a escolha da localização, o projeto e os acabamentos estéticos também seguem preceitos sustentáveis. Inclusive, nos projetos de casas e apartamentos, assim, como nas construções empresariais e de órgãos públicos, a questão da adequação da construção ao aproveitamento da luz natural,  da ventilação e do contato com o verde é extremamente importante, e porque não dizer indispensável.

Um benefício muito importante trazido por esse modo de morar, é que a proximidade com a natureza, incentiva que as pessoas passem a se desconectar dos problemas do dia a dia e busquem formas de recuperar suas as energias físicas e mentais após um dia estressante no trabalho, com a utilização de espaços livres e arejados para a prática exercícios, que podem ser realizados em academias, piscinas, ou uma pista de corrida e trilhas próximas. Ou seja, além de um lugar de moradia, a casa deve ser, também, um lugar para o lazer, no qual os espaços de convivência são valorizados e onde a atração principal é a Natureza, em todas as suas formas.

Participe da discussão

Compare listings

Comparar
FALE POR WHATSAPP!
Agência Digital em Florianópolis